Convensul - Convenção Estadual das Igrejas Evangélicas Pentecostais O Brasil Para Cristo do Estado do Rio Grande do Sul

Comerciantes e Empresários O Brasil Para Cristo

Ao se olhar para o envolvimento do povo com as atividades da igreja, logo nota-se que são os mais diversos tipos de pessoas que estão inseridos neste contexto. Pastores e obreiros de tempo integral, donas de casa, operários, funcionários das mais diversas áreas, entre outros. Porém, pouquíssimos são os casos de envolvimento de pessoas que possuem seu próprio negócio. Empresários e comerciantes ou estão sempre muito envolvidos e atarefados com o seu negócio para se envolver nas atividades, ou até mesmo, poucos são alcançados pelo evangelho e acabam não fazendo parte de nenhuma igreja. Nesse cenário, nasce a Ucebrac, União dos Comerciantes e Empresários da Igreja O Brasil Para Cristo.

A Ucebrac traz à Igreja de Cristo uma nova abordagem segmentada a esse público, até então, pouco amparado nas igrejas evangélicas. Através de três abordagens distintas, o departamento visa evangelizar, envolver, e discipular comerciantes, empresários, profissionais liberais entre outros profissionais do segmento comercial.

Evangelizar

Como já mencionada, a rotina de alguém que possui seu próprio negócio, seja qual for o segmento, é bem diferente da rotina de alguém que é funcionário de alguma empresa. Os horários, os hábitos de consumo, os locais que frequentam, entre outros fatores exigem uma abordagem diferenciada no momento em que é apresentado o evangelho. É então que entra em ação a Ucebrac, ao realizar eventos que levam para dentro da rotina dessas pessoas a Palavra de Deus.

Enquanto que, pelo método convencional de evangelismo, o indivíduo é levado à igreja para participar de um culto e então ouvir a Palavra de Deus, a Ucebrac leva o Evangelho através de eventos sociais realizados nas empresas. Nos quais participam pessoas que jamais entrariam em uma igreja.

Envolver

Como a maior parte das programações da Ucebrac ocorrem fora da igreja, os participantes do departamento estão diretamente envolvidos, ou convidando seus conhecidos, ou testemunhando as bênçãos de Deus, ou até mesmo organizando e recebendo os eventos em sua própria empresa. Essa nova realidade traz a oportunidade para o empresário cristão se envolver com o Reino de Deus de forma produtiva e inteligente. Podendo assim explorar seus conhecimentos e rede de relacionamento para investir na Obra de Deus.

Discipular

Todos participantes ativos da Ucebrac têm a oportunidade de aprender a administrar o seu negócio à luz da Bíblia, entendendo princípios sobre prosperidade, dependência de Deus e fidelidade a Ele. Tudo através de ministrações segmentadas e orientadas a realidade dos interessados.

Outra atividade importante em que os participantes são envolvidos é na oração. Dentro da Ucebrac as orações são voltadas para o material, clamando a Deus por direção e provisão para se alcançar metas e objetivos financeiros em seus negócios.

A OBPC da cidade de Canoas é a fundadora do departamento no RS. As atividades da Ucebrac começaram nessa cidade em 9 de junho de 2011, e desde então vem trabalhando plenamente com reuniões regulares. Os resultados já podem ser vistos. A cada encontro o número de congregados tem aumentado substancialmente. Certamente um modelo para as igrejas da denominação que desejam implantar este departamento.